Conhecendo Santa Teresa, a terra do Leite FIORE

O Puro Leite10/09/2019

É impossível falar de FIORE sem resgatar nossas origens, principalmente se tratando de uma cidade como Santa Teresa.

A história de Santa Teresa começa em 1875 quando chegaram os primeiros imigrantes de língua italiana no país. As correntes migratórias provenientes da Itália continuaram. Em 1877 chegaram os primeiros alemães, suíços e poloneses.

Praça Augusto Ruschi – Santa Teresa, 1946.

Os colonos dedicavam-se à agricultura, tendo de início, além da cultura do café e cereais, realizado algumas experiências bem-sucedidas semelhantes às culturas do Trentino, pátria de origem de muitos imigrantes, tais como a videira e o bicho da seda. Mas a cultura que se desenvolveu de fato foi a do café, que perdura até hoje como principal produto agrícola da região.

A origem do nome da cidade é controversa. A tradição local diz que provém da fé de Maria Madalena, que protegida pela sombra de uma árvore conhecida na região por Pau-Peba, reunia os imigrantes para rezarem em frente ao quadro de Santa Teresa que trouxera da Itália, em 1876. À sombra dessa árvore se reuniam os colonizadores para suas orações. Embora haja outras hipóteses, esta é a mais aceita pelos locais para explicar a origem do nome Santa Teresa.

A pequena vila rapidamente se desenvolveu e já em 1891 foi criado e instalado o município de Santa Teresa. Em 1895 foram fundadas a comarca e a paróquia. Em 1995 foi desmembrado o distrito de São Roque do Canaã, dando origem a um novo município.

Atualmente, Santa Teresa foi reconhecida mundialmente como a primeira cidade de colonização italiana do Brasil, sendo o berço de toda cultura no estado do Espírito Santo.

A cidade se divide entre atrações culturais e uma gastronomia incrível, sendo também o destino certo para aqueles que apreciam paisagens naturais e passeios ao ar livre.

Assim como os iogurtes, as coalhadas levam ainda mais saúde e qualidade de vida para sua mesa. Compostas por bactérias probióticas, responsáveis pela reposição da flora intestinal, as coalhadas FIORE podem ser encontradas nas versões: tradicional, light e zero lactose.

Santa Teresa

Quer uma dica FIORE para o final de semana na cidade? Anota aí nosso roteiro!

A cidade convida para um passeio pela charmosa rua do Centro. Uma parada pela Rua do Lazer é uma dica especial. É composta por bares, cafés e restaurantes, ideal para quem quer comer uma boa comida italiana. Aos finais de semana, turistas de todas as partes do estado se juntam para beber um bom vinho nas calçadas dos bares e restaurantes da região, ao som de muita música bacana.



Rua do lazer – foto do blog https://caminhagente.com.br

Outra alternativa é explorar o roteiro das vinícolas e da casa dos espumantes, com uma parada de almoço na tradicional Cantina Romanha, que tem seu cardápio inspirado nas receitas das “nonnas” italianas. 

Para nós, será um prazer recebê-los em nossa Terra! Para mais informações sobre Santa Teresa acessem: https://www.santateresa.es.gov.br/

Posts relacionados

http://opuroleite.com.br/conheca-nadia-uma-colaboradora-que-faz-historia-na-familia-fiore/

Conheça Nádia, uma colaboradora que faz história na família Fiore

http://opuroleite.com.br/linha-do-tempo-fiore-35-anos-em-um-post/

Linha do tempo Fiore: 35 anos em um post!

http://opuroleite.com.br/mousse-de-chocolate-facil/

Mousse de Chocolate fácil

O Puro Leite

O Puro Leite

A Fiore é um dos pioneiros na produção de leite tipo A no Brasil, e está localizada em Santa Teresa-ES.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.