Bem-estar animal: saiba como são tratados os animais na fazenda Fiore

O Puro Leite14/05/2020

Confira o depoimento do veterinário e diretor da Fiore Marcus Corteletti!

Desde de 1972, quando Seu Florentino iniciou a seleção do rebanho leiteiro, a preocupação com a qualidade máxima do principal produto, o leite, era a prioridade. E faz sentido que para o Puro Leite da Fiore, seja necessário um rebanho de igual qualidade, não é mesmo? Hoje, nosso ​diretor ​Marcus Corteletti, veterinário com mais de 35 anos de profissão, conta como fazemos para garantir o bem-estar animal na fazenda: “Uma fazenda onde os animais estão felizes”. Confira mais do depoimento!

Tradição de gerações na Fiore

É assim com os colaboradores humanos e animais! Durante todos os anos è frente da Fiore, Marcus conta que mora na fazenda convivendo com as vacas e bezerros diariamente. Segundo ele, as mães, avós, tataravós…(e por aí vai) das vacas que hoje estão na Fiore também trabalharam produzindo o Puro Leite. Com os avanços na veterinária pecuária, podemos realizar um processo natural de transferência de embriões para acelerar o melhoramento genético do rebanho e multiplicar os melhores animais. Isso garante a qualidade no rebanho e possibilitou, por exemplo, a produção do​Leite A2 Fiore​.  

Cuidado com os animais

A maioria das nossas vacas leiteiras são da raça holandesa, aquela preta e branca malhadinha que sempre aparece nos filmes! Desde o nascimento, todas elas são acompanhadas e sua saúde monitorada de perto, com o controle rígido do desenvolvimento, vacinações e vermifugações, além dos exames anuais de tuberculose e brucelose (a febre de Malta).

Com dois anos de idade, quando já atingiram a maturidade e estão prontas para procriar as vacas da Fiore deixam os pastos e se mudam para os estábulos. Do tipo Free Stall (circulação livre de animais) esses espaços contam com tudo do bom e do melhor para garantir o potencial máximo em leite: ventiladores, aspersores de água, quatro refeições ao dia e outros itens para garantir o conforto dos animais! 

Conforto faz parte do bem-estar animal

Você sabia que nos estábulos as camas das vaquinhas são feitas de areia? Para nós pode parecer estranho, mas por ser um material inorgânico, as camas se adaptam ao corpo do animal, o que favorece (e muito!) o descanso. Além disso, elas estão sempre muito bem limpas e frescas.  

Ordenha do leite

Com tanta moleza, hora de trabalhar! Antes de cada ordenha, as vacas recebem um banho de 15 minutos em um ambiente climatizado. Depois, são conduzidas para a sala de ordenha, onde as tetas são higienizadas e desinfetadas para serem acopladas as teteiras e iniciar a ordenha. Todo esse processo é acompanhado de perto pelos colaboradores da Fiore, que se certificam de que tudo está acontecendo conforme planejado.

O veterinário finaliza: “Um animal feliz tem brilho nos olhos e passam para nós essa felicidade em pequenos gestos, como quando correm brincando uns com os outros, no andar firme ou até quando estão deitados tranquilamente”.

Gostou de saber mais sobre a rotinas das responsáveis pelo leite que vai para sua mesa?  Então navegue por nosso blog para conhecer ainda mais sobre os bastidores da Fiore! 

Posts relacionados

http://opuroleite.com.br/conheca-nadia-uma-colaboradora-que-faz-historia-na-familia-fiore/

Conheça Nádia, uma colaboradora que faz história na família Fiore

http://opuroleite.com.br/linha-do-tempo-fiore-35-anos-em-um-post/

Linha do tempo Fiore: 35 anos em um post!

http://opuroleite.com.br/mousse-de-chocolate-facil/

Mousse de Chocolate fácil

O Puro Leite

O Puro Leite

A Fiore é um dos pioneiros na produção de leite tipo A no Brasil, e está localizada em Santa Teresa-ES.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.