Descubra como funciona o processo da ordenha das vacas na Fiore

O Puro Leite18/05/2020

Você sabia que o Puro Leite da Fiore é ordenhado em nossas próprias fazendas?

Você já viu aqui no blog da Fiore como é a rotina das vacas que produzem nosso Puro Leite, certo? Agora, vamos te contar mais sobre um detalhe dessa rotina: a ordenha. Descubra nesse post mais um pedacinho dos bastidores aqui na fazenda da Fiore!

Começando pelo essencial, antes de cada ordenha, todas as vacas tomam um “banho” de 15 minutos em ambiente climatizado. De lá, elas vão para a sala de ordenha. Você já deve ter visto um filme ou mesmo uma novela em que o fazendeiro acorda de manhã, vai até o estábulo e ordenha a vaca calmamente até encher um balde.

Em pequenas propriedades até pode ser assim, mas a operação da Fiore necessita de uma quantidade e velocidade muito maior. Ainda bem que os avanços tecnológicos permitiram a criação de instrumentos para facilitar tudo! Aqui em nossas fazendas, além de ter muitas vacas, utilizamos o sistema de ordenha mecânica.

Como funciona a ordenha mecânica

Na ordenha mecânica de leite, o equipamento simula a mamada do bezerro por meio de “teteiras”, é simples assim. Não há diferença no leite ordenhado manualmente ou mecanicamente, a não ser se considerarmos as chances de contaminação por microorganismos, que são muito mais controláveis no sistema mecânico. Isso se deve aos “banhos” antes da ordenha e da higienização das tetas, que é feita criteriosamente.

Ao contrário do que muitos podem pensar, uma das grandes vantagens da ordenha mecânica, além das facilidades logísticas, é que esse sistema não estressa o animal. Dessa forma também podemos diminuir o risco de lesões e organizar uma rotina de ordenha com horários fixos.

Da ordenha para sua mesa

Depois da ordenha, o leite é filtrado e resfriado. Em seguida, por meio de tubulações de aço inox, o leite Fiore vai para o Laticínio, sem contato com o ambiente externo ou mãos humanas. Além disso, as duas instalações ficam literalmente uma do lado da outra, o que garante que não haja perda alguma ou contaminação do leite. O próximo passo é pasteurização, que garante que todas as bactérias sejam eliminadas, preservando a flora bacteriana normal e os aminoácidos formadores de proteínas e as vitaminas do leite.

Aqui no blog da Fiore você fica por dentro de todos os processos da Fiore, confira!

Posts relacionados

http://opuroleite.com.br/conheca-nadia-uma-colaboradora-que-faz-historia-na-familia-fiore/

Conheça Nádia, uma colaboradora que faz história na família Fiore

http://opuroleite.com.br/linha-do-tempo-fiore-35-anos-em-um-post/

Linha do tempo Fiore: 35 anos em um post!

http://opuroleite.com.br/mousse-de-chocolate-facil/

Mousse de Chocolate fácil

O Puro Leite

O Puro Leite

A Fiore é um dos pioneiros na produção de leite tipo A no Brasil, e está localizada em Santa Teresa-ES.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.