Pavlova de Natal: sabor e sofisticação na sua mesa

Laticinios Fiore10/11/2022

Para as comemorações de fim de ano, a nossa sugestão é fazer uma Pavlova de Natal, uma receita fácil, que vai deixar a sua ceia de natal ainda mais gostosa. É tão simples de fazê-la, que, ao receber elogios (que certamente virão), você vai ficar com orgulho de ter a escolhido em seu cardápio. 

Além de ser gostosa, a origem da pavlova também é curiosa. A receita foi inventada no final do século XIX, pelo renomado chef Auguste Escoffier, responsável pela cozinha de um hotel famoso naquela época, o Ritz, em Paris. O nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova, símbolo de elegância e charme. 

 

Mas quem também disputa ser dona da origem da pavlova é a Nova Zelândia e a Austrália. Isso porque, em 1926,  a bailarina Anna Pavlova foi aos dois países interpretar o papel mais memorável de sua vida, A morte do cisne. Em homenagem à visita, foi criada a deliciosa e delicada sobremesa. O problema é que os dois vizinhos creditaram a si a criação, levando a disputa longe: ambos declararam a Pavlova seus pratos nacionais.

Enquanto os países ficam na disputa de quem inventou a Pavlova, que tal a gente aproveitar essa delícia?

Convidamos a chefe Flávia Gama da Chocolateria Brasil para reproduzir essa receita para vocês! Confira no vídeo abaixo.

https://youtu.be/-D11uer_xc8

 

Ingredientes

Ingredientes para o Merengue:

– 7 claras
– 1 xícara e 1/2 (chá) de açúcar

 

Ingrediente para o recheio (creme de confeiteiro):

– 04 gemas 
– ½ xícara de açúcar 
– ⅓ de farinha de trigo  
– 500ml leite Leite Pasteurizado Fiore Integral 
– Extrato de baunilha a gosto

Chantilly

– 450g de Creme de Leite Fresco Fiore

 

Montagem:

Frutas vermelhas variadas: morangos picados, amoras frescas e blueberries.

 

Modo de preparo

Merengue:

Em uma batedeira, coloque as claras com ½ xícara de açúcar e bata até que fique no ponto de neve bem firme. Depois colocar as claras em neve em uma vasilha e adicionar mais 1 xícara de açúcar e misturar a mão, deixando um creme bem fofinho. Forre uma assadeira de borda baixa com papel-manteiga. Despeje o merengue sobre o papel e espalhe-o, formando um disco alto de 21 cm de diâmetro. Com o auxílio de uma colher, forme uma cavidade no centro do merengue. Leve ao forno baixo (160°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar bem a superfície. Deixe no forno até esfriar.

Recheio:

Em uma batedeira, coloque as gemas e o açúcar e bata até ficar um creme fofo. Depois, misture o trigo até ficar bem homogêneo. Enquanto isso, deixe o leite fervendo com a baunilha. Quando o leite estiver quase fervendo, desligue o fogo e misture-o aos poucos no creme. Quando você tiver jogado metade do leite, volte com o creme para o fogo médio até ele ficar em uma consistência cremosa. Ao terminar a mistura, deixe esfriar e cubra com um papel filme para ampliar a película do creme.

Chantilly:

Com o creme de leite bem gelado, bata bastante até ficar no ponto de chantilly.

Montagem:

Pegue a pavlova, espalhe o creme de confeiteiro por cima, em seguida, espalhe o chantilly e cubra com frutas vermelhas à gosto.

DICAS:

– Coloque as frutas apenas no momento de servir, para que elas não soltem água sobre o creme. Dessa forma, vai conservar a crocância da pavlova. 
– Caso seu forno seja mais potente, asse o merengue com a porta ligeiramente aberta.

 

 

Posts relacionados

https://opuroleite.com.br/top-100-brasil/

Somos a maior fazenda produtora de leite do Espírito Santo

https://opuroleite.com.br/cafe-especial-fiore/

Café Especial | Fiore

https://opuroleite.com.br/linha-natural-fiore/

Conheça a Linha de Iogurtes Naturais | Fiore

Laticinios Fiore

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.