Queijo Burrata Fiore: um clássico italiano pertinho de você

O Puro Leite08/11/2021

Com sabor e consistência inconfundíveis, o Queijo Burrata Fiore é mais um produto que está disponível nos supermercados dos Estados da Região Sudeste do Brasil. Esse clássico italiano é ideal para festas, encontros, petiscos, seja acompanhando saladas, massas ou pães. Quer saber mais sobre esse queijinho que é um coringa na culinária? Nós te falamos! 

A burrata, que significa “amanteigado” em italiano, é um queijo fresco feito de uma mistura de um queijo muito similar à mussarela e creme de leite. A casca fina exterior é uma “pasta filata” feita do mais puro leite, enquanto a parte interna contém uma massa de queijo e creme de leite fermentado. 

Essa bolinha de queijo com sabor único tem origem na região de Puglia, na Itália, muito conhecida pela criação de ovinos e pela agricultura. E, assim como era feito na descoberta dessa receita ímpar, a fabricação do Queijo Burrata Fiore é 100% artesanal, resultando em um produto  diferente de todos os outros queijos no mercado. 

Ah, vale lembrar que na Fiore você também pode confiar na qualidade dos produtos. Isso porque a Fazenda Estância, onde a produção é realizada no município de Santa Teresa, no Espírito Santo, cumpre todos os protocolos de manejo das vacas, assim como  recomendações técnicas para garantir o armazenamento, a embalagem e a distribuição para que cada produto fabricado chegue até você da melhor forma possível.

Dicas de pratos com o Queijo Burrata Fiore

Com um sabor tão delicado, a burrata é melhor em seu estado natural. Para acentuar o seu gosto, a dica da Fiore é aquecê-la no microondas por apenas alguns segundos. Esse queijo, que ao ser cortado tem um recheio cremoso e denso, é uma ótima pedida para comer com tomates frescos, azeite de oliva extra virgem e um pouco de pimenta-do-reino moída

Imagem Ilustrativa

Ah, mas tome cuidado com o tipo de azeite de oliva: um azeite de sabor pungente pode mascarar o sabor e textura da burrata. Prefira azeites de sabores leves.

Outra dica é consumir o Queijo Burrata Fiore junto com massas e pães, como o espaguete ou até mesmo como recheio de pizza. Neste caso, é melhor adicionar a burrata após o pizza ir ao forno, ainda aquecida. 

Queijo Burrata Fiore e vinho combinam? Sim! 

Para os amantes de vinhos, o Queijo Burrata Fiore é aquele que deixa qualquer momento de degustação ainda mais gostoso. A harmonização ideal da burrata é feita com vinhos brancos secos e levemente estruturados, como os Albariño, Soave, Pinot Blanc, Pinot Grigio, Muscadet, Vermentino, Verdejo, Arneis, Sauvignon Blanc, Chardonnay jovem.

Também pode ser feita a harmonização com vinhos tintos muito jovens, frutados e que não envelheceram em barris de carvalho (vinhos com pouco tanino), como o Cabernet Franc de Loire, Pinot Noir, Gamay, Valpolicella e Zweigelt

E como a maioria dos queijos, a burrata também pode ser acompanhada de champanhe ou de outro vinho espumante.

Posts relacionados

https://opuroleite.com.br/bolo-de-ricota-com-leite-condensado-e-a-receita-ideal-para-receber-visitas-em-casa/

Bolo de ricota com leite condensado é a receita ideal para receber visitas em casa

https://opuroleite.com.br/pavlova-de-natal-sabor-e-sofisticacao-na-sua-mesa/

Pavlova de Natal: sabor e sofisticação na sua mesa

https://opuroleite.com.br/por-que-voce-deve-inserir-a-coalhada-fiore-na-sua-alimentacao/

Por que você deve inserir a coalhada Fiore na sua alimentação?

O Puro Leite

A Fiore é um dos pioneiros na produção de leite tipo A no Brasil, e está localizada em Santa Teresa-ES.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.