História do leite Fiore: amor e cuidado que chegam a sua xícara
Gostoso, saudável e com uma qualidade incomparável. Assim é o Leite Fiore, que tem uma história de amor e cuidado em todas as suas etapas de produção, que vão desde a escolha das vacas, as técnicas de reprodução e manejo adotadas, até o alimento chegar em sua xícara.
Em 1972, quando Seu Florentino Nicolau Corteletti decidiu produzir leite, ele tinha certeza de uma coisa: queria um produto de qualidade e que se tornasse referência no Brasil. Foi assim que em uma fazenda na Estância Paraíso, em Santa Teresa, município do Espírito Santo, ele montou o seu primeiro rebanho de vacas holandesas– essas malhadinhas e pomposas que você vê em filmes e quadrinhos.
As vacas, que tinha até nome, logo começaram a produzir leite tipo A, que era entregue em galões por um caminhãozinho que ia até a casa das pessoas da região. Até hoje os moradores têm essa lembrança, que fazemos questão de preservar também. De pouco em pouco, o rebanho do Seu Florentino foi crescendo, e a Fiore se tornou uma das indústrias responsáveis por movimentar a economia da região serrana do Espírito Santo.
Ah, a informação de que a leite Fiore é classificado como tipo A teve que sair das embalagens devido a expansão da Fiore, que agora conta com duas fazendas. Mas o nosso compromisso em oferecer um leite com a melhor qualidade é o mesmo. Nossa produção é feita apenas com uma ordenha e não existe contato manual em nenhuma etapa da produção.
Mas lembra do sonho de se tornar referência no Brasil? Se tornou realidade. Hoje a Fiore é uma das marcas pioneiras na produção de leite proveniente de vacas A2A2 no Brasil, sendo a primeira do Espírito Santo a produzi-lo.
O leite A2A2 é produzido a partir de vacas que possuem o genótipo A2A2. Isso quer dizer que, na composição do leite, só teremos beta caseína A2, diferente do leite convencional. Ou seja, serão produtos com maior grau de digestibilidade para o nosso organismo. É muito amor, né?!
Alguns produtos como o Leite sem Lactose Fiore, que já está disponível nos supermercados nos estados da região Sudeste do Brasil, e a coalhada A2A2, que em breve será lançada no mercado, são feitos com esse leite.
Sabe qual é o melhor dessa história? Seu Florentino faria tudo de novo. Hoje, diversas famílias de Santa Teresa estão envolvidas direta e indiretamente na produção de leite. O trabalho com o rebanho, o manejo e as técnicas, o armazenamento, embalagens e a distribuição chegam na sua xícara. É cuidador e amor em forma de leite, o nosso jeito de cuidar de você.
0 Comentários